Música de Brinquedo

Adoro dar presentes. Talvez, por esse motivo, sempre ocupei o posto de compradora oficial desses pequenos mimos. Seja agora no setor de imprensa da Câmara, ou nos idos anos 1990, quando dispondo de parcos recursos nos reuníamos para dar presentes a cada uma das meninas do sexteto em seus aniversários. Acostumada a garimpar novidades, especialmente as musicais, sugeri o CD de uma banda recém-lançada chamada Pato Fu. Bom, o caso é que músicas como “Vida Imbecil”, “Sobre o Tempo”, “Qualquer Bobagem” e “Vida de Operário” – do disco Gol de Quem? (1994) - tornaram-se trilha sonora diária.
***********


A lembrança me veio ao escutar o novo trabalho do grupo mineiro. Música de Brinquedo (2010) alia o bom-humor e a sutileza da vocalista Fernanda Takai à criatividade de John Ulhoa e companhia, que a acompanham tocando instrumentos infantis. Fazendo uma releitura de clássicos com saxofone de plástico, caixinha de música, xilofone colorido, pianinho, violões e guitarras em miniatura, bichinhos sonoros, tudo literalmente de brinquedo.



 
A aventura tem ainda a participação especial de três pimpolhos: Nina (filha de Fernanda e John), Matheus e Mariana. Muito fofo é ver as figurinhas fazendo caras e bocas no making of divulgado pela banda. E ainda a Nina, de seis anos, na música “Todos Estão Surdos”, dizendo que “esta frase vive nos cabelos encoracolados das cucas maravilhosas”.

Diferente e lúdico. Vale a pena conferir!



Músicas do CD:
– Primavera (Vai Chuva) (Cassiano, Sílvio Rochael)
– Sonífera Ilha (Branco Mello, Marcelo Fromer, Toni Bellotto, Ciro Pessoa, Carlos Barmak)
– Rock And Roll Lullaby (Cynthia Weil, Barry Mann)
– Frevo Mulher (Zé Ramalho)

– Ovelha Negra (Rita Lee)
– Todos Estão Surdos (Roberto Carlos, Erasmo Carlos)
– Live And Let Die (Paul McCartney, Linda McCartney)
– Pelo Interfone (Ritchie, Bernardo Vilhena)
– Twiggy Twiggy (Lalo Schifrin, Hal David, Burt Bacharach, Morton Stevens, Nanako Sato)
– My Girl (Smokey Robinson, Ronald White)
– Ska (Herbert Vianna)
– Love Me Tender (Elvis Presley, Vera Matson)

0 comentários: